No passado dia 25 de Maio de 2025, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo celebrou o Dia de África com um programa diversificado e enriquecedor. A abertura contou com as boas-vindas, seguidas, às 10h00, de um momento musical interpretado por estudantes do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, sob a coordenação da Professora Associada Monika Streitová.
A investigadora Sara Albuquerque, do Instituto de História Contemporânea – Pólo da Universidade de Évora; IN2PAST, apresentou o projeto KNOW.AFRICA – Redes de conhecimento na África Oitocentista, uma investigação financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, durante a apresentação, apresentou os painéis expositivos do projeto, que exploram os encontros coloniais e o conhecimento local nas narrativas de expedições portuguesas entre 1853 e 1888, evidenciando a abordagem inovadora das Humanidades Digitais no estudo histórico africano.
O evento proporcionou uma combinação única de música, investigação e experiências de vida, reforçando o papel do Museu e da Universidade de Évora na promoção do conhecimento e na celebração da diversidade africana.