Know África

Ângela Nunes

Ângela Cristina Canelas Nunes é docente de Educação Especial no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício desde setembro de 2023. Concluiu a licenciatura em Educação de Infância pela Universidade de Évora em 2007 e frequentou o mestrado em Administração Escolar na mesma instituição em 2008-2009. Em 2021 finalizou a pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor e encontra-se atualmente a concluir a dissertação de mestrado na mesma área, intitulada “À procura da diferenciação pedagógica no jardim de infância”, também na Universidade de Évora.

Ao longo do seu percurso profissional, desempenhou diversas funções na área da educação. Lecionou nos Agrupamentos de Escolas de Reguengos de Monsaraz, André de Gouveia, José Régio, Elvas e D. Dinis, tendo coordenado o Centro de Apoio e Aprendizagem da Escola Básica António Gião e participado na reestruturação dos critérios de avaliação no pré-escolar. Destaca-se ainda pela criação do projeto “Horta Pedagógica” na Escola Básica de Atalaião, integrado no programa Eco-Escolas, que contribuiu para o reconhecimento ambiental da instituição. Entre 2019 e 2021 integrou a equipa de formadores do IEFP de Évora e colaborou em projetos da Câmara Municipal de Évora no âmbito da inclusão familiar em contexto escolar.

Durante doze anos foi Diretora Técnica Pedagógica no Centro Infantil Palmo e Meio, onde também atuou como educadora cooperante da Universidade de Évora e coordenou o projeto Eco-Escolas, galardoado em dois anos consecutivos. Participa ainda como membro da equipa do projeto “A caixa de Ward como objeto pedagógico na divulgação da História da Ciência”, no âmbito do IN2PAST (2023–2024).

A sua experiência reflete uma forte dedicação à educação inclusiva, à formação de professores e à implementação de práticas pedagógicas inovadoras que promovem a sustentabilidade e a participação comunitária na escola.

 

 

Ângela Cristina Canelas Nunes has been a Special Education teacher at the Manuel Ferreira Patrício School Group since September 2023. She completed her undergraduate degree in Early Childhood Education at the University of Évora in 2007 and attended the Master’s program in School Administration at the same institution in 2008–2009. In 2021, she completed a postgraduate program in Special Education – Cognitive and Motor Domain, and she is currently finishing her master’s dissertation in the same field, entitled “In Search of Pedagogical Differentiation in Kindergarten,” also at the University of Évora.

Throughout her professional career, she has held various positions in the field of education. She has taught in the school groups of Reguengos de Monsaraz, André de Gouveia, José Régio, Elvas, and D. Dinis, having coordinated the Support and Learning Center at António Gião Primary School and participated in restructuring the preschool assessment criteria. She also stands out for creating the “Pedagogical Garden” project at Atalaião Primary School, part of the Eco-Schools program, which contributed to the institution’s environmental recognition. Between 2019 and 2021, she was part of the team of trainers at IEFP Évora and collaborated with Évora City Council on projects promoting family inclusion in the school context.

For twelve years, she served as Pedagogical Technical Director at the Palmo e Meio Child Center, where she also worked as a cooperating educator for the University of Évora and coordinated the Eco-Schools project, which received awards for two consecutive years. She is also a member of the team for the project “Ward’s Box as a Pedagogical Object in the Dissemination of the History of Science,” under the IN2PAST program (2023–2024).

Her experience reflects a strong dedication to inclusive education, teacher training, and the implementation of innovative pedagogical practices that promote sustainability and community participation within the school.