A obra Olhares Cruzados sobre a História da Saúde: da Idade Média à Contemporaneidade reúne estudos que exploram, em perspectiva histórica e multidisciplinar, as transformações das práticas e saberes médicos ao longo do tempo. Entre os contributos, destaca-se o capítulo de Maria de Fátima Nunes, “Medicina Tropical no espaço de Angola (1923). Sinais de encontros científicos em África”, que analisa o Primeiro Congresso de Medicina Tropical, realizado em Luanda em 1923, como marco simbólico da institucionalização da medicina tropical portuguesa em contexto colonial.
A autora — Co-Investigadora Responsável do projeto KNOW.AFRICA — examina este encontro científico enquanto espaço de circulação e consolidação de saberes sobre saúde, império e território, evidenciando as redes de colaboração e os contextos políticos e científicos que sustentaram a construção do discurso médico tropical no século XX.
Combinando História da Ciência, História da Saúde e uma leitura crítica das práticas coloniais, o capítulo contribui para a compreensão das interações entre ciência, poder e conhecimento no espaço africano, dialogando com as linhas de investigação do projeto KNOW.AFRICA sobre redes de saber e encontros coloniais.
https://wp.lab2pt.net/wp-content/uploads/2023/01/Olhares-Cruzados-digital_1.pdf
ISBN: 978-989-8963-67-3