Know África

Colóquio Internacional - Viagens científicas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa - 9 - 11 de janeiro de 2024

Abstract:  A África oitocentista é caracterizada por uma historiografia de disputa por potências coloniais europeias, sendo apresentada como continente uniforme, selvagem, aberto à incursão territorial e científica. O olhar eurocêntrico reafirmado pela História das Ciências associa expedições científicas africanas a ideais de coragem patriótica, aventura e pioneirismo, protagonizados por indivíduos transformados em heróis da pátria. Recentemente novas agendas de investigação reavaliam as narrativas escritas pelos viajantes, percebendo que a ciência praticada era necessariamente colaborativa: os naturalistas dependiam de redes de indivíduos que possuíam conhecimentos da região, comunicação com a população local e apoio na recolha, identificação e preparação de espécimes. O projeto “Know.Africa: Redes de conhecimento na África Oitocentista: uma abordagem das Humanidades Digitais dos encontros coloniais e do conhecimento local nas narrativas de expedições portuguesas (1853-1888)” visa analisar quatro expedições portuguesas a África, desvendando a sociabilidade do trabalho de campo para revelar grupos locais que colaboravam com naturalistas viajantes. Ao investigar a forma como os agentes locais contribuíram para o sucesso dos viajantes, revela-se que, apesar das assimetrias sociais no espaço colonial, estes participaram ativamente no processo europeu de construção de conhecimento da natureza africana. Com ferramentas computacionais, para criação de mapas georreferenciados, serão criados mapas que recriam os itinerários das expedições, mapeamentos das interações entre os viajantes e os agentes locais. Propõe-se uma plataforma com uma exposição virtual, uma mostra das ilustrações originais dos livros de viagem, cronologia interativa de expedições, Portugal e Angola. O projeto KNOW.AFRICA irá promover a partilha digital, o debate científico, investigação e divulgação, contribuindo criticamente sobre a narrativa histórica/construção do património históricocientífico, atuando com públicos jovens, no quadro da História Pública: oficinas, produção de materiais de apoio para descolonizar a ciência, direcionados para nível secundário do ensino, envolvendo professores e alunos.